INVESTIGAÇÃO

O processo de investigação, crucial para a produção de conteúdos, envolve um conjunto de etapas que se expandem desde o momento em que se inicia o processo de pesquisa até a redação dos resultados obtidos, distribuindo-se por diversas fases:

- Trabalho de campo. Recolha de patrimónios materiais e imateriais, junto das populações, com o objetivo de envolver a comunidade na realização da exposição.

- Identificação de bibliografia e documentação relacionada com o tema.

- Análise de dados e seleção de informação para produção de conteúdos.

PLANEAMENTO

Dar uma vida diferente a um espaço já existente requer uma planificação prévia, que assegure a correta e posterior execução dos trabalhos, sem anular a verdadeira essência desse mesmo lugar.

Nesta fase, é projetada a remodelação do espaço interior (com visualização em 3 dimensões) e selecionadas as peças a figurar na exposição. Por último, são definidas as tarefas e competências dos vários parceiros e elaborada a estimativa de orçamento.

Somente depois de discutidas as diversas soluções para alcançar da melhor forma os objetivos pretendidos é que são iniciados os processos de conceção e produção.